dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     28/04/2024            
 
 
    

Na primeira matéria vimos os dados gerais da agricultura familiar (AF) brasileira e como as características e seu modo de funcionamento pode contribuir para o desenvolvimento de um país no campo econômico relacionado à produção de alimentos e de matérias-primas de origem agropecuária. Nesta, vamos comentar como a AF pode contribuir estrategicamente para a segurança alimentar, segurança nacional, defesa do território e para a estabilidade dos governos.

Essa contribuição se dá especialmente através da oferta e da regulação dos preços dos alimentos e das matérias-primas. Os agricultores familiares são numerosos e, por suas características intrínsecas, geralmente sua produção é diversificada; no entanto, eles não têm muita capacidade de carregar estoques de alimentos. Por isso, eles mantêm a oferta regularizada e diversificada de seus produtos. Essa contribuição fica mais clara quando analisamos a recente crise (2007) ocorrida na Argentina, onde a AF tem pouca expressão. Os poucos, grandes e bem organizados produtores rurais argentinos encurralaram o governo, que se viu refém; por sua vez, a população urbana, exposta ao desabastecimento e ao aumento dos preços dos alimentos, também pressionou o governo, que se fragilizou ainda mais. Indiretamente tudo isso acabou afetando a segurança nacional daquele país.

Outra forma de contribuição da AF para a segurança nacional e a defesa do território pode ser observada também no custo governamental com a segurança do território. Territórios com baixa ocupação populacional implicam em custos maiores para manutenção de suas fronteiras. O contrário ocorre em regiões intensamente ocupadas pela AF, que têm alta densidade demográfica rural, cujas atividades sócio-culturais, civis e econômicas facilitam e reduzem os custos de manutenção das fronteiras. Evidência disso é o alto custo do governo brasileiro para manter as fronteiras das pouco povoadas regiões Norte e Centro Oeste, quando contrastada com o custo na região Sul, intensamente ocupada pela AF. Além disso, em territórios pouco povoados fica facilitado o tráfico de drogas, de armas, de bens (p.ex, veículos e cargas, animais, etc), de material genético e mesmo de doenças. Nos casos de doenças, basta lembrarmos que Santa Catarina é o Estado com maior proporção de AF, e é pioneiro e excelência em defesa sanitária animal no Brasil. Prova disso é que a última entrada de aftosa no Brasil se deu nas regiões pouco povoadas e não na região Sul do Brasil, onde predomina a AF.

As especificidades da AF também a qualificam a dar contribuições singulares no campo ambiental. Entre essas formas de contribuição podem ser destacadas a adoção de sistemas produtivos energeticamente mais eficientes, usando menos energia fóssil e mais energia renovável; o uso de sistemas que respeitam mais a harmonia ambiental e entre as espécies, aproveitando as sinergias naturais entre atividades exploradas economicamente; modos de produção orgânica e agro-ecológica, cujos produtos são mais saudáveis aos consumidores; e, ainda, maior contribuição para manutenção dos chamados “serviços” prestados pela natureza. Mas este é um tema que merece ser tratado de forma mais detalhada oportunamente.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Gilson Lunardi
23/07/2010 - 14:54
Bem lembradas as caracterÝsticas da agricultura familiar. SÒo matÚrias como estas que podem mostrar ao Brasil as verdadeiras contribuiþ§es da agricultura familiar.

Essa segunda parte, que mostra como os produtos da agricultura familiar regulam preþos e oferta de alimentos Ú pouco conhecida do p·blico e dos tÚcnicos em geral. Mais interessante e novo pra mim foi a parte que falou da Argentina e da ajuda da agricultura familiar para cuidar do territ¾rio brasileiro. ParabÚns pelas idÚias.

Darci Antunes
24/07/2010 - 22:06
Que bom que artigos como esse mostram bem como a agricultura familiar Ú bem maior do que recebe de reconhecimento e de apoio dos governos. Depois de muita luta dos agricultores e suas entidades, os governos jß melhoraram as polÝticas para a agricultura familiar, mas esse artigo nos mostra que ela contribui muito mais do que pensamos.

José Cortelini
02/08/2010 - 08:56
ParabÚns ao autor que mostrou bem como a agricultura familiar transfere renda para todos. Isso mostra que Ú importante o governo apoiar recursos nos pequenos agricultores. E me deu orgulho por que n¾s jovens e nossos pais agricultores nÒo somos esmoleiros. Pagamos de volta e ainda cuidamos do territ¾rio e da seguranþa do Brasil.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
3 comentários

Agricultura Familiar - Artigos já Publicados

O uso dos dejetos de suínos como fertilizante
29/04/2013

Momento de reorganizar metas no agronegócio do leite
08/02/2012

A piscicultura nas propriedades familiares de Santa Catarina
20/07/2011

Erosão do solo: exemplo no campo e catástrofes nas cidades - Parte II
06/05/2011

Erosão do solo: exemplo no campo e catástrofes nas cidades - Parte I
04/03/2011

Modelo matemático para avaliar impactos do uso e ocupação do solo nos recursos hídricos em santa catarina
20/12/2010

Integração Lavoura-Pecuária: oportunidade ou novos problemas velhos?
11/11/2010

Controle Biológico Aplicado: alternativa para reduzir danos de lagartas no milho
17/09/2010

Variedade de milho para agricultura familiar
05/08/2010

Kit semeadura de adubos verdes: distribuidor de sementes de adubos verdes acoplado à colhedora de milho
01/07/2010

Mercados de produtos coloniais da região oeste de Santa Catarina
14/04/2010

A Agricultura Familiar precisa dos jovens
12/03/2010

Importância da Agricultura Familiar I
09/01/2010

Conteúdos Relacionados à: Agricultura Familiar
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada